Primeiro dia de aula
Na primeira semana de aula, é bom que nos concentremos
na acolhida dos alunos.
Recebê-los com alegria e entusiasmo é o primeiro passo para
que o sucesso seja garantido!
A sala acolhedora, e com espaço bem preparado para recebê-los
transformam o primeiro dia numa experiência de sucesso!
Cuide para que não haja poluição visual , o que torna o ambiente
de sala cansativo. É melhor que as crianças participem da
construção da decoração do ambiente, pois assim se sentirão
muito "importantes" nesse momento.
Mas também não receba-os com a sala "peladinha"...
Bom senso, sempre!
No primeiro dia de aula, apresente-se e faça uma dinâmica de
interação entre as crianças. (Já sugeri a ÁRVORE DOS DESEJOS)
Cada aluno pode se apresentar dizendo o nome, o que mais gosta
de fazer e o que espera aprender no 1º ano.
Peça que cada criança registre o que falou (a seu modo).
Cante com as crianças, brinque em roda, aproveite para falar sobre
a manutenção, limpeza e conservação do mobiliário e dos materiais
de uso coletivo.
É importante que cada criança receba o seu crachá:
* para identificação da criança;
* para facilitar a memorização dos nomes dos colegas;
* para facilitar a nossa memorização do nome das crianças;
* para identificar a qual turma a criança pertence.
Durante a primeira semana é muito bom que se promova o máximo
de brincadeiras e a distribuição dos crachás para socialização, pois
nem todas as crianças chegam no primeiro dia e é importante que
as crianças conheçam umas às outras e ao alfabetizador!
As rodas de conversas são fundamentais para a sondagem sobre
as experiências escolares e para interação entre os alunos e a
professora.
Aproveito também para deixar para vocês, o calendário do mês
de fevereiro, que numa próxima oportunidade trarei todas as
atividades iniciais que podem ser trabalhadas com ele.
Espero que seja útil...
Até a próxima!
na acolhida dos alunos.
Recebê-los com alegria e entusiasmo é o primeiro passo para
que o sucesso seja garantido!
A sala acolhedora, e com espaço bem preparado para recebê-los
transformam o primeiro dia numa experiência de sucesso!
Cuide para que não haja poluição visual , o que torna o ambiente
de sala cansativo. É melhor que as crianças participem da
construção da decoração do ambiente, pois assim se sentirão
muito "importantes" nesse momento.
Mas também não receba-os com a sala "peladinha"...
Bom senso, sempre!
No primeiro dia de aula, apresente-se e faça uma dinâmica de
interação entre as crianças. (Já sugeri a ÁRVORE DOS DESEJOS)
Cada aluno pode se apresentar dizendo o nome, o que mais gosta
de fazer e o que espera aprender no 1º ano.
Peça que cada criança registre o que falou (a seu modo).
Cante com as crianças, brinque em roda, aproveite para falar sobre
a manutenção, limpeza e conservação do mobiliário e dos materiais
de uso coletivo.
É importante que cada criança receba o seu crachá:
* para identificação da criança;
* para facilitar a memorização dos nomes dos colegas;
* para facilitar a nossa memorização do nome das crianças;
* para identificar a qual turma a criança pertence.
Durante a primeira semana é muito bom que se promova o máximo
de brincadeiras e a distribuição dos crachás para socialização, pois
nem todas as crianças chegam no primeiro dia e é importante que
as crianças conheçam umas às outras e ao alfabetizador!
As rodas de conversas são fundamentais para a sondagem sobre
as experiências escolares e para interação entre os alunos e a
professora.
Aproveito também para deixar para vocês, o calendário do mês
de fevereiro, que numa próxima oportunidade trarei todas as
atividades iniciais que podem ser trabalhadas com ele.
Espero que seja útil...
Até a próxima!
Nenhum comentário:
Postar um comentário