quarta-feira, 18 de julho de 2012

A importância do brincar na Educação Infantil




Crítica aos professores que afirmam que:
Professor de creche berçário e Educação infantil, não trabalha, só vive brincando.
Só sabe o que é Educação Infantil quem está diariamente participando do processo, e só ama a Educação Infantil quem consegue compreender que os resultados não acontecem em um abrir e fechar de olhos, é um processo muitas vezes lento, pq muitas crianças ainda não conseguem compreender certos conceitos até alcançarem determinada idade ( até que o corpo e a mente estejamdesenvolvidos para tal), mas é também um processo gratificante para os que estão atentos e vêem na descoberta do aluno uma forma de ser feliz. Para aqueles que conseguem ver em um amassar de massinhas, em um colar de grãos, em um correr e em um pular uma forma de desenvolver-se melhor e aprender brincando.

Para (Vygotsky):

"As maiores aquisições de uma criança são conseguidas no brinquedo, aquisições que no futuro tornar-se-ão seu nível básico de ação real e moralidade".

Aos professores que criticam ou fazem esse trabalho de qualquer forma fica meu lamento, seja pela falta de conhecimento de mundo, seja pela falta de leitura de especialista no assunto, ou mesmo pelo desprezo que dão àqueles que não afirmam do nada que ""A brincadeira favorece a auto-estima das crianças, auxiliando-as a superar progressivamente suas aquisições de forma criativa. Brincar contribui, assim, para a interiorização de determinados modelos de adulto, no âmbito de grupos sociais diversos.Vygotsky" , aqueles que passaram anos estudando o desenvolvimento infantil, não partindo de suposições, mas de observações constantes em anos de estudo.
Esses "professores" precisariam conviver, observar, analisar e refletir sobre o espaço de aprendizado em creches , berçários etc ,  para só ai compreender que ,
brincando tbm se aprende, brincar é uma das maneiras mais potentes que se tem de estudar e de se adquirir conhecimento.

Jean Piaget enfatiza que:

"..a atividade lúdica é o berço obrigatório das atividades intelectuais da criança sendo por isso, indispensável à prática educativa".

É preciso informar a esses senhores que trabalham em Fundamental 1 e 2 ( obviamente os que criticam e fazem pouco do trabalho dos professores de creches, berçário e E.I) que não se pode , sendo um professor, apoiar um argumento no "eu acho" e é preciso também frizar que "ensinar não é transmitir conhecimento". É preciso que se faça um estudo minucioso antes de menosprezar o trabalho dos colegas de Educação Infantil dizendo que eles não trabalham, que só brincam, pois
brincar é extremamente necessário.
Como diria Dona Nana em seus 103 anos de pura sabedoria "“Não paramos de brincar porque envelhecemos, envelhecemos porque paramos de brincar.”
Quem não consegue brincar depois de crescido e não compreende no brincar uma forma de socialização e fonte de aquisição de conhecimento não merece a consideração dos professores dedicados de creches, berçários, E.I. Não merece mesmo o desabafo dos professores de Educação Infantil.
Esses senhores precisam descobrir que:

"A infância é o tempo de maior criatividade na vida de um ser humano".
(J.Piaget)
E os professores de Educação Infantil estimulam essa criatividade dia após dia sem esmorecer. E por esse e outros motivos são dignos de nosso RESPEITO.

Aos Professores de creches , berçários e Educação Infantil só tenho a dizer :

-Continuem realizando esse trabalho lindo e enriquecedor, esse trabalho que esconde dentro dele o que todos procuram ... A FELICIDADE!


Nenhum comentário: