Posted: 07 Feb 2014 05:27 AM PST
Olá colegas!
Organizei estas etapas como forma de auxiliar
alguns colegas que têm queixas sobre
a sala de aula estar sempre muito agitada e os alunos indisciplinados.
Quem desejar pode colaborar com este post deixando
suas sugestões abaixo nos comentários.
Parti de experiências próprias
em minhas aulas e sei que alguns
colegas podem discordar de alguns pontos.
Fiquem a vontade também para questionar.
Seu plano de aula é seu roteiro. Vá observando e marcando com um OK sempre que finalizar um momento ou tiver que substituí-lo.
Etapa 2: Ao entrar na sala explique a rotina para os alunos saberem os passos que serão dados o que os fará ficarem mais sossegados tendo conhecimento da rotina.
A organização dos grupos deve se dar de forma livre através de eleiçõesEtapa 4: Ao aplicar as atividades vá agindo por etapa e de forma organizada.
de líder e escolha de componentes. Jamais por que o professor decidiu como separar os "bons" dos "indisciplinados".
Exemplo: Se for passar uma atividade com pintura e colagem...
1° Distribua as folhas 2° Explique a atividade 3° Entregue por grupo os lápis de cor
4° Espere que pintem e quando o grupo sinalizar q todos os componentes acabaram você retira um material e disponibiliza o outro como cola e arroz se for este o tipo de colagem
Etapa 5- Use sempre tom de voz moderado e firme quando necessário
Se a criança estiver indisciplinada ( que não tem a ver com ela se expressar, ou sorrir, ou levantar-se de vez em quando, ou conversar com o colega enquanto realiza uma atividade de artes) se aproxime dela , abaixe-se até ficar da mesma altura e diga que está dando um aviso e que o comportamento dela não é aceitável . No segundo aviso ela deve ficar no cantinho refletindo de acordo com a idade um minuto para cada ano
Exemplo: Se estiver chamando atenção sempre firme, maior parte do tempo sempre carinhosa e sorridente a criança deve saber definir quando você está falando sério e quando está brincando.Etapa 6- Trabalhe com aviso e consequência.
Se a criança estiver indisciplinada ( que não tem a ver com ela se expressar, ou sorrir, ou levantar-se de vez em quando, ou conversar com o colega enquanto realiza uma atividade de artes) se aproxime dela , abaixe-se até ficar da mesma altura e diga que está dando um aviso e que o comportamento dela não é aceitável . No segundo aviso ela deve ficar no cantinho refletindo de acordo com a idade um minuto para cada ano
Ao término do tempo de disciplina aproxime-se da criança para que ela se desculpe e beije-a , em seguida dando um abraço.
Procure ser justo na mediação de conflito... Jamais leve uma criança para a disciplina sem que tenha observado o comportamento dela e dos outros colegas envolvidos.
Nunca fique de cara feia e explique para criança qual foi o comportamento inadequado. Mostre no relógio o tempo que ela vai permanecer no cantinho e prossiga com a aula até o momento de retirá-lo da disciplina.
Esta é uma etapa que deve ser combinada com os pais...
Você precisa ser justo e amoroso para conseguir aplicar bem esta técnica.
Jamais a aplique se você for um pouco tendencioso... Se avalie antes...
Etapa 7- JAMAIS diga que vai mandar a criança para diretoria.
IMPORTANTE: Jamais deixe que neste momento algum colega ria... O colega que rir recebe um aviso... o colega q prosseguir segue para o cantinho.Avise aos pais sobre o cantinho e a necessidade de aplicá-lo. Andar junto é sempre o melhor a fazer.
Esta é uma etapa que deve ser combinada com os pais...
Você precisa ser justo e amoroso para conseguir aplicar bem esta técnica.
Jamais a aplique se você for um pouco tendencioso... Se avalie antes...
Etapa 7- JAMAIS diga que vai mandar a criança para diretoria.
Agindo deste modo você abre mão de sua autoridade ( leia-se autoridade e não autoritarismo) e a criança perde o respeito e a admiração.
Você é o mediador de conflitos em sua sala de aula, não é função do gestor ficar com aluno em diretoria.
Etapa 8- Procure variar as atividades entre relaxantes e agitadas.
Não tenha em mente que sala de aula boa é onde se deixa os alunos sentados e "obedientes" o tempo inteiro... Seja equilibrado!Etapa 9- Brinque com elas de estátua.
Isso ajudará no momento de perceberem que há momentos de se agitarem e momentos de ficarem calmas.
Etapa 10- Leve em consideração sua realidade e mais uma vez revise seu planejamento, pois ele é a chave para o sucesso
You are subscribed to email updates from Ideia Criativa - Gi Barbosa Educação Infantil To stop receiving these emails, you may unsubscribe now. | Email delivery powered by Google |
Google Inc., 20 West Kinzie, Chicago IL USA 60610 |
Boletins informativos em excesso? Você pode cancelar assinatura, ou melhor ainda, agendar limpeza automática
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário