A Dislexia do desenvolvimento é considerada um transtorno
específico de aprendizagem de origem neurobiológica, caracterizada por
dificuldade no reconhecimento preciso e/ou fluente da palavra, na
habilidade de decodificação e em soletração. Essas dificuldades
normalmente resultam de um déficit no componente fonológico da linguagem
e são inesperadas em relação à idade e outras habilidades cognitivas.
(Definição adotada pela IDA – International Dyslexia Association, em
2002.
Essa também é a definição usada pelo National Institute of Child Health and Human Development – NICHD).
Possíveis Sinais
Alguns sinais na Pré-escola
Alguns sinais na Idade Escolar
Essa também é a definição usada pelo National Institute of Child Health and Human Development – NICHD).
Possíveis Sinais
Alguns sinais na Pré-escola
- Dispersão;
- Fraco desenvolvimento da atenção;
- Atraso do desenvolvimento da fala e da linguagem
- Dificuldade de aprender rimas e canções;
- Fraco desenvolvimento da coordenação motora;
- Dificuldade com quebra-cabeças;
- Falta de interesse por livros impressos.
Alguns sinais na Idade Escolar
- Dificuldade na aquisição e automação da leitura e da escrita;
- Pobre conhecimento de rima (sons iguais no final das palavras) e aliteração (sons iguais no início das palavras);
- Desatenção e dispersão;
- Dificuldade em copiar de livros e da lousa;
- Dificuldade na coordenação motora fina (letras, desenhos, pinturas etc.) e/ou grossa (ginástica, dança etc.);
- Desorganização geral, constantes atrasos na entrega de trabalho escolares e perda de seus pertences;
- Confusão para nomear entre esquerda e direita;
- Dificuldade em manusear mapas, dicionários, listas telefônicas etc.;
- Vocabulário pobre, com sentenças curtas e imaturas ou longas e vagas;
Nenhum comentário:
Postar um comentário