Projeto pedagógico
Turma: Alfabetização
Professora: Fábia Simone de Oliveira Lima
Centro de Educação Infantil Casulo Menino Deus
Duração: Maio e Junho de 2009
Tema: Dó
Ré
Mi
Fazendo ARTE.
Riacho de Santana, Maio de 2009.
Justificativa
Constantemente no seu dia a dia, a criança se depara com situações de leitura e escrita não somente com interpretação de histórias, mas também interpretando o mundo que a rodeia em seus diversos aspectos.
Sabemos que a música tem o poder de tornar as atividades mais ricas e prazerosas proporcionando diversos caminhos no processo ensino aprendizagem onde a criança encontrará incentivo para aprender de forma lúdica e enriquecedora.
Diante disso decidimos trabalhar o projeto “Dó, Ré, Mi Fazendo Arte” envolvendo textos infantis tais como: rótulos, histórias, parlendas e músicas diversas, a partir dessa diversidade trabalhar leitura e escrita, produção textual, criação, produção artística e explorar conteúdos, pois acreditamos que dessa forma estaremos contribuindo para o verdadeiro conhecimento que se dá através da interação direta do sujeito com o objeto.
Objetivo geral
Desenvolver habilidade e competência a partir da música e arte para proporcionar situações que possibilitem o estimulo das mesmas no seu dia a dia.
Conteúdos
· Leitura e escrita;
· Rimas;
· Feminino e masculino;
· Contando e agrupando;
· Família (raça e cor)
· Moradia;
· Profissões;
· Meios de transporte;
· Datas comemorativas;
· Seres vivos;
· O corpo humano;
· Dengue.
Objetivos específicos
· Desenvolver a linguagem oral e escrita para melhor se comunicar.
· Perceber a relação entre a fala e a escrita identificando a semelhança entre os sons nas palavras.
· Identificar feminino e masculino para reconhecer o gênero do substantivo.
· Resolver situações problemas contidas em números, quantidade, antecessor, sucessor, agrupamentos para desenvolver o raciocínio lógico.
· Valorizar a família como todo e sua importância na vida de cada um.
· Compreender e respeitar as semelhanças e diferenças na família para formação de cidadão crítico e consciente.
· Localizar-se no tempo e no espaço reconhecendo o espaço físico de sua casa, suas dependências e materiais disponíveis.
· Reconhecer e valorizar diversas profissões.
· Conhecer os diversos meios de transportes e classificá-los com suas utilidades
· E importância dos mesmos.
· Estabelecer semelhanças e diferenças entre os seres vivos e os seres não vivos.
· Ampliar as possibilidades de movimentos do corpo através de brincadeiras, danças e jogos.
· Conhecer as causas e prejuízos causados pela dengue e estabelecer maneiras de prevenção.
Metodologia
· Músicas e brincadeiras,
· Acrósticos,
· Caderno de leitura,
· Utilização de material concreto para formar seqüência,
· Camisa da leitura,
· Advinhas
· Coreografias
· Bingo
· Jogos,
· Dobradura,
· Pintura,
· Recorte e colagem
· Mural de listas
· Trava língua
· Produzir texto ilustrado, histórias, parlendas e musicas,
· Qual é o ditado,
· Ditado visual com dicas relâmpago
· Atividade matemática utilizando material concreto.
· Produção artística com desenhos, pinturas, modelagens.
Recursos
Material didático, textos diversos, livros, revistas, TV, DVD, som.
Avaliação
A avaliação é feita através de um processo contínuo e oportunamente retomado para diagnosticar avanços e sanar as possíveis dificuldades, levando em consideração tudo aquilo que o participante efetivamente realizar. Além da interiorização de conceitos básicos, deverá ser introduzida auto– avaliação.
São observadas a evolução das leituras, produções textuais e ortografia, com o objetivo de reformular algumas etapas das competências almejadas no desenvolver do projeto.
Também considerar o registro particular do professor para revisão e transformação das metodologias aplicadas de acordo com a turma e com o que se pretendia alcançar no percurso da aplicação das etapas.
Referências bibliográficas
FERNANDÈZ, Alicia. A inteligência aprisionada. Porto Alegre: Artmed, 1991.
CURTISS, Sandra. A alegria do movimento na pré-escola. Porto Alegre: Artmed,1988.
CUNHA, Suzana Rangel Vieira da. Cor, som e movimento: a expressãoplástica,musical e dramática no cotidiano da criança. Porto Alegre: Mediação, 2004.
FERREIRA, S(org) O ensino das Artes. Construindo CAMINHOS. Campinas SP:Papirus, 2001.
LABAN, R.(19878). Dança Educativa Moderna . São Paulo: Ícone, 1990.
MANGE, Marilyn D. A arte brasileira para crianças. São Paulo: Martins Fontes,1996.
MARQUES, I. Dançando na Escola. São Paulo: Cortez, 2003.
MARQUES, I. Ensino de dança hoje: textos e contextos, São Paulo, Cortez, 1999.
NOGUEIRA, Monique Andries. A formação do ouvinte: um direito do cidadãoPropostas para a educação musical no ensino fundamental. Dissertação(Mestrado em educação) – UFG, Goiânia, 1994.
Meus alunos:
Camila V. Silva nascimento
Cleiton Ruan P. Araújo
Érica da Cruz Cardoso
Érica Lohane Q. Silva
Gabriel A. N. Lima
Gabriel Pereira da Silva
Gilson da Silva Nascimento
Grazielle S. Pereira
Helberty L. S. Fernandes
Jamily Souza Martins
Jovina santos Araújo
Júlio Cesar N. Oliveira
Kaline Alessandra C. Pereira
Márcio G. Silva Lopes
Max Ântoni G. Vieira
Milene Jesus Rodrigues
Monaliza B. da Silva
Natália Oliveira Rodrigues
Nilvânia Silva Prates
Pablo César S. Lopes
Pâmela Luisa A. Ferreira
Vitor Kauan B. Dourado
Vitor Lopes Machado
Raiane F. Cardoso
Taisson de S. Amaral
Narla da Conceição Lima
Educar é uma arte! (Professora Fábia Lima)
Ser educador é construir
Um mundo mais feliz,
É plantar bem fundo
A semente do aprendiz.
Ser educador é arte sublime
Da mais bela sinfonia,
É colher a todo instante
Frutos da sabedoria.
Ser educador é suportar obstáculos,
Enxergar além do visível,
Mostrar beleza como a flor no vale
Desvendando o impossível.
Por isso educador;
Bem- aventurados são
Tuas mãos e teus pés,
Deus lhe concedeu sublime missão,
Ser educador é dez!
Músicas e parlendas que foram trabalhadas
No decorrer do projeto.
A CANOA VIROU
A CANOA VIROU
POR DEIXARE-NA VIRAR
FOI POR CAUSA DO MANÉ
QUE NÃO SOUBE REMAR.
MEU CORPO
MEU CORPO É A CASA DE DEUS
EM MIM ELE VEIO MORAR,
TUDO O QUE PENSO,
TUDO O QUE FAÇO
DEVE A ELE AGRADAR.
TRÊS PALAVRINHAS
TRÊS PALAVRINHAS SÓ, EU APRENDI DE CO.
DEUS É AMOR, TRÁ, LÁ , LÁ, LÁ, LÁ, LÁ, LÁ, LÁ, LÁ.
COLEGUINHA
COLEGUINHA COMO VAI?
VOCÊ VALE MUITO MAIS,
DO QUE AS AVES, DO QUE A FLOR,
DEUS LHE TEM AMOR.
FAMÍLIA
EU TENHO UMA FAMÍLIA, EU TENHO SIM
EU TENHO UMA FAMÍLIA, PERTINHO DE MIM,
A MINHA FAMÍLIA, TEM MUITO VALOR
É ABENÇOADA POR JESUS CRISTO MEU SALVADOR.
FELIZ O LAR
SE COM PAPAI ESTÁ JESUS, É FELIZ O LAR
É FELIZ O LAR, É FELIZ O LAR. (2X)
É FELIZ O LAR.
SE COM MAMÃE ESTÁ JESUS, É FELIZ O LAR
É FELIZ O LAR, É FELIZ O LAR. (2X)
É FELIZ O LAR.
SE COM OS IRMÃOS ESTÁ JESUS, É FELIZ O LAR
É FELIZ O LAR, É FELIZ O LAR. (2X)
É FELIZ O LAR.
XÔ DENGUE!
NÃO DEIXE ÁGUA PARADA, DA
PORQUE A DENGUE, GUE
TA ALASTRADA, DA
A GARRAFA, FA É VIRADA, DA
SOU CRIANÇA, SOU CRIANÇA DEDICADA.
SAÚDE!
O SAPO
O SAPO NÃO LAVA O PÉ
NÃO LAVA PORQUE NÃO QUER
ELE MORA NA LAGOA
NÃO LAVA O PE PORQUE NÃO QUÉ,
MAS QUE CHULÉ!
PAU NO GATO TO
ATIREI O PAU NO GATO, TO
MAS O GATO, TO
NÃO MORREU REU, REU
DONA CHICA, CA
ADMIROU-SE, SE
DO BERRO, DO BERRO
QUE O GATO DEU, MIAU!
PEIXE VIVO
COMO PODE UM PEIXE VIVO
VIVER FORA DA ÁGUA FRIA?
COMO PODEREI VIVER,
COMO PODEREI VIVER,
SEM A TUA COMPANHIA?
PROFISSÕES
MEU PAI É PEDREIRO,
O DE MAX É PROFESSOR,
O PAI DE KALINE É CARPINTEIRO
E O DE MILENE É LAVRADOR.
PARLENDAS
JOÃO CORTA PAU
MARIA MEXE ANGU
TEREZA PÕE A MESA
PARA A FESTA DO TATU
A CASINHA DA VOVÓ
A CASINHA DA VOVÓ
CERCADINHA DE CIPÓ,
O CAFÉ TA DEMORANDO
COM CERTEZA NÃO TEM PÓ.
MEIO DIA
MEIO DIA,
MACACA SOFIA
PANELA NO FOGO
BARRIGA VAZIA.
FUI MORAR NUMA CASINHA, NHA, NHA
INFESTADA, DA, DA
DE CUPIM, PIM, PIM
SAIU DE LÁ, LÁ ,LÁ
UMA LAGARTIXA, XÁ
OLHOU PRA MIM, OLHOU PRA MIM
E FEZ ASSIM.
A GALINHA
A GALINHA PINTADINHA
E O GALO CARIJÓ
A GALINHA VESTE SAIA,
E O GAO PALETÓ.
SUGESTÕES DE ATIVIDADES
CRECHE CASULO MENINO DEUS
NOME___________________________________________
FUI MORAR NUMA CASINHA, NHA
INFESTADA, DA DE CUPIM, PIM, PIM
SAIU DE LÁ, LÁ, LÁ UMA LAGARTIXA, XA
OLHOU PRA MIM, OLHOU PRA MIM
E FEZ ASSIM...
CIRCULE NO TEXTO AS PALAVRAS TERMINADAS EM M
QUANTAS PALAVRAS VOCÊ CIRCULOU?_______________
QUAIS PALAVRAS ESTÃO FALTANDO?
FUI MORAR NUMA_________________, NHA
________________, DA DE CUPIM, PIM, PIM
SAIU DE LÁ, LÁ, LÁ UMA_____________, XA
OLHOU PRA MIM, _____________PRA MIM E FEZ ASSIM...
CONTE CERTO.
CRECHE CASULO MENINO DEUS
NOME_____________________________
PROFESSORA FÁBIA LIMA
PROFISSÕES
MEU PAI É PEDREIRO,
O DE MAX É PROFESSOR,
O PAI DE KALINE É CARPINTEIRO
E O DE MILENE É LAVRADOR.
Circule no texto os nomes das profissões que aparecem;
Quais palavras você circulou?
_____________________________ __________________________
_________________________ ___________________________
Complete o texto:
MEU PAI É _________________________
O DE MAX É ________________________
O PAI DE KALINE É ___________________
E O DE MILENE É LAVRADOR.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
CRECHE CASULO MENINO DEUS
NOME___________________________________________
PROFESSORA: FÁBIA
CIRCULE AS LETRAS DO SEU NOME.
A B C D E F G H I L K L M N O P Q R S T U V X K Y Z
ESCREVA SEU NOME E PINTE A QUANTIDADE DE LETRAS QUE LEL TEM.
3 4 5 6 7 8
CONTE CERTINHO! CIRCULE NO TEXTO SOMENTE AS VOGAIS.
A E I O U
_____________________________
MEIO DIA,
MACACA SOFIA
PANELA NO FOGO,
BARRIGA VAZIA!
CRECHE CASULO MENINO DEUS
NOME___________________________________________
PROFESSORA: FÁBIA
OBA! VOU DESENHAR MINHA FAMILIA
QUANTAS PESSOAS MORAM EM SUA CASA?______
LIGEU CADA PALAVRA COM SUA QUANTIDADE DE LETRAS:
FAMÌLIA 7 4
CASA 6
PAPAI 5 3
MAMÃE 5 4
ESCOLA 1 6
VOVÓ 0 9
TEXTO LACUNADO
VENHA ME VISITAR
SOU CRIANÇA SABIDA
E GOSTO DE BRINCAR.
COELHINHO DA___________
VENHA ME_______________
SOU CRIANÇA SABIDA
E GOSTO DE______________
CRECHE CASULO MENINO DEUS
NOME___________________________________________
PROFESSORA: FÁBIA
LIGUE OS NOMES A SUA SÍLABA INICIAL E A QUANTIDADE DE LETRAS.
FÁBIA MI 6
JANARA GA 7
HELBERTY FA 5
MAISA JA 6
KAIQUE MA 6
GABRIEL KA 5
MILENE HEL 8
OLHA OS VIZINHOS!
0___2___4___6___ 8___10
CERCADINHA DE CIPÓ,
O CAFÉ TA DEMORANDO
COM CERTEZA NÃO TEM PÓ.
COM CERTEZA NÃO TEM PÓ.
CIRCULE NO TEXTO TODAS AS PALAVRAS TERMINADAS EM O.
QUANTAS PALAVRAS VOCÊ CIRCULOU?_____
A CASINHA DA________
CERCADINHA DE ______
O CAFÉ TA DEMORANDO
COM CERTEZA NÃO EM ___.
CRECHE CASULO MENINO DEUS
NOME___________________________________________
PROFESSORA: FÁBIA
PINTE SOMEMTE NOMES DE FRUTAS.
BALA | BANANA | UVA |
CARRO | BONECA | LARANJA |
CASA | ABACAXI | CASA |
MELANCIA | PATO | VACA |
MENINO | GATO | MACACO |
TATU | MAMÃE | PINHA |
SAPO | MORANGO | VOVÓ |
ACEROLA | JACARÉ | MELÃO |
CAFÉ | MANGA | BOLO |
PÓ | ESCOLA | MAÇÃ |
GOIABA | CASINHA | PERA |
PAPAI | ABACATE | CIPÓ |
AGORA ESCREVA UMA LISTA DOS NOMES DAS FRUTAS
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
VEJA QUAL SÍLABA ESTÁ FALTANDO:
BANANA MELANIA GOIABA
BA___NA ___LANCIA GOIA___
ACEROLA ABACAXI UVA
A___ROLA ABA___XI U___
QUAIS FRUTAS VOCÊ MAIS GOSTA?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
________________________________
Desenhe:
CRECHE CASULO MENINO DEUS
NOME___________________________________________
PROFESSORA: FÁBIA
Música: Meu corpo
MEU CORPO É A CASA DE DEUS
EM MIM ELE VEIO MORAR,
TUDO O QUE PENSO,
TUDO O QUE FAÇO
DEVE A ELE AGRADAR.
Retire do texto palavras que tenham:
1 Sílaba_________________ _________________
2 sílabas_________________ _________________
3 Sílabas ________________
Observe o texto e veja quais palavras estão faltando.
MEU __________É A CASA DE DEUS
EM MIM ELE VEIO ________________
___________ O QUE PENSO,
TUDO O QUE FAÇO
____________A ELE AGRADAR.
Complete as frases:
PELA MANHÃ ACORDO E ESCOVO OS_______________
A TARDE GOSTO DE TOMAR _______________________
PASSO PERFUME E PENTEIO MEUS_________________
CRECHE CASULO MENINO DEUS
NOME___________________________________________
PROFESSORA: FÁBIA
Vamos fazer uma lista com o nome de todas as profissões que temos aqui na escola.
____________________ ______________________
____________________ ______________________
____________________ ______________________
Creche Casulo Menino Deus
Nome______________________________________
A GALINHA PINTADINHA
E O GALO CARIJÓ
A GALINHA USA SAIA
E O GALO PALETÓ.
Circule no texto a palavra GALINHA
Quantas vezes ela aparece?______________
Separe as sílabas:
GALINHA _____ _____ _____
CARIJO _____ ______ _____
GALO _____ _____
USA _____ ______
Texto lacunado
A GALINHA ____________________
E O ___________CARIJÓ
A GALINHA USA SAIA
E O GALO____________________.
Nenhum comentário:
Postar um comentário