quarta-feira, 14 de setembro de 2011

políticas públicas na educação Infantil (Isaura Francisco)

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(Isaura Francisco de Oliveira)

Estágio e Pesquisa na Docência da Educação Infantil
O objetivo deste texto é apresentar elementos para uma discussão inicial sobre as políticas publicas para Educação infantil, posterior a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 9394/96, vislumbrando o ensino superior como espaço de formação profissional, discute-se a importância do estágio articulado à pesquisa e à docência nos trabalhos pedagógicos desenvolvidos na educação infantil pelos estagiários do curso de licenciatura em pedagogia. Partindo da hipótese de que o estágio nos espaços de educação infantil tem sido compreendido como uma articulação necessária à formação docente, o presente artigo propõe uma reflexão sobre a necessidade e possibilidades de desenvolver trabalhos que articulem pesquisa, estágio e formação docente no cotidiano da educação infantil. A metodologia de pesquisa deu ênfase à abordagem qualitativa por meio do estudo de caso e teve como instrumentos de coleta de dados: a observação participante, a análise documental, a entrevista semi-estruturada e grupo focal. A interligação entre os referenciais teóricos e as descobertas da pesquisa foi aqui desenvolvida em quatro eixos. No primeiro, a pesquisadora buscou retratar os motivos que direcionou a pesquisa, tendo como titulo “o curso de pedagogia e a formação para a docência na educação infantil” que apresenta uma discussão pautada no desconhecimento da atuação do pedagogo frente às necessidades atuais; o segundo eixo, intitulado “o ingresso das licenciandas no curso de Pedagogia”, faz uma reflexão sobre a normatização do curso na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, 9394/96, das Diretrizes Curriculares do Curso de pedagogia, traçando um paralelo com a proposta pedagógica da instituição pesquisada. O terceiro eixo apresenta “o estágio em educação infantil: um desafio que possibilitou muitas reflexões; no quarto eixo pontua-se algumas reflexões sobre a I Mostra de Estágio e Pesquisa na Educação Infantil e por fim apresenta-se a conclusão com algumas considerações. Os resultados da pesquisa, por meio das reflexões aqui destacadas apontam para compreensão de que as atividades de estágio e de pesquisa sobre o cotidiano da educação infantil, desenvolvidas nos cursos de licenciatura em pedagogia, se planejadas coletivamente, primando pelo princípio da ação-reflexão-ação, produzem o conhecimento teórico-prático necessário para qualificar o estudante de pedagogia para atuar da docência em educação infantil, bem como instigar o olhar da pesquisa, imprescindível à formação docente. A relevância do estudo está em sua possibilidade de contribuir para um repensar na proposta de estagio supervisionado, componente curricular obrigatório nos cursos de licenciatura, primando pelo aprender pela pesquisa como afirma Demo (2007) a pesquisa indica a necessidade de a educação ser questionadora, do indivíduo saber pensar, princípio possível de ser construído durante o estágio supervisionado.

Um comentário:

thiago disse...

Parabéns professora pelo seu trabalho. A possibilidade de disponibilização deste projeto atráves da internet contribui para o crescimento do professor pesquisador. Precisamos cada vez mais de iniciativas como esta em nosso meio.