SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA EDUCAÇÃO INFANTIL
Temática: Aprendendo a conhecer e a conviver
Áreas envolvidas: Linguagem oral e escrita, Ciências da
sociedade e Artes
Conteúdos: Quem sou eu? Quem é você? Como melhor conviver em
sala de aula?
Objetivo: Promover a socialização da turma, mediante conversas e discussões
para que possamos nos conhecer melhor e, assim, traçarmos combinados de
convívio e aprendizagem.
Procedimentos: Roda de Conversas para apresentação das professoras, alunos e
entrega de crachás e mimos (lápis decorado com florzinha e carrinho);
Brincadeira passa caixinha (adaptação de batata que passa...): uma
caixinha com perguntas sobre vários aspectos da vida da criança. As professoras
fazem a leitura das perguntas para os alunos;
Criação de um Painel dos combinados (isso pode / isso não pode).
Conversar com os alunos sobre as coisas que pode e não se pode fazer na escola.
Mostrar imagens de atitudes boas e ruins, as quais os alunos farão a
leitura e responderão em que lugar do painel deverão ser colocadas.
Escrever uma lista de coisas boas que se faz na escola (atividade no
caderno), questionando os alunos sobre o que será escrito e como se escreve;
Colorir uma imagem de crianças brincando felizes na escola (atividade na
folha), expondo na sala as produções;
Para casa: Preencher com a ajuda da família uma ficha de identificação
(atividade na folha): nome completo, nome dos pais, telefone de contato, etc.
Recursos: Papéis; impressora; imagens coloridas para discutir
os combinados; cadernos; lápis; cola comum, cola quente; EVA para confecção da
moldura do painel dos combinados e do mino (deve ser feito com antecedência).
Para confecção do crachá (uma imagem de computador editada é bem mais
prática).
Avaliação: Observar o envolvimento e a participação dos alunos
nas atividades propostas.
2 comentários:
Adorei essa sequência didática..
Adorei essa sequência didática..
Postar um comentário