segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Meio ambiente: Consciência ecológica na infância

Centro de Educação Infantil Casulo Menino Deus
I-Projeto Pedagógico
Áreas contempladas: Interdisciplinar
II_ Tema: Meio ambiente: Consciência ecológica na infância

"O futuro não é algo que simplesmente acontece por si mesmo. Estamos criando o amanhã neste mesmo momento. Hoje em dia muitas pessoas sentem-se como meros espectadores dos fatos globais. Mas devemos aprender que todos nós somos atores e que estamos modelando nosso futuro agora mesmo". Jostein Gaarder

III- Justificativa
Durante toda nossa vida nos beneficiamos do Meio Ambiente sem preocupação de preservar os recursos que ele nos oferece, devido a esse uso indiscriminado muito já foi destruído causando sérios danos e diminuindo a qualidade de vida do ser humano, faz-se necessário que a escola proponha novos caminhos que leve a uma nova relação com o meio ambient, esse projeto apresenta propostas de aula a serem desenvolvidas na educação infantil.
Diante disso observamos a necessidade de trabalhar no âmbito escolar com a educação ambiental, por acreditar que a escola é um veículo com grandes poderes de transmissão de pensamento e também auxiliadora no processo de construção de conhecimento.
IV- Objetivo Geral
Estimular nas crianças o respeito ecológico e mostrar a elas a importância da sua participação no cuidado com o Meio Ambiente em que vive reconhecer-se como um indivíduo natural e que a Natureza é extremamente importante para a sobrevivência da humanidade.

V – Conteúdos
Ø  Posição e lateralidade,
Ø  Tamanho,
Ø  Ordem e seqüência,
Ø  Meio ambiente,
Ø  Plantas,
Ø  Animais,
Ø  Número e quantidade.
 VI- Objetivos específicos.
·         Aprender posição numérica a quantidade para melhor organizar o seu espaço.
·         Utilizar objetos para diferenciar tamanho e forma .
·         Ordenar e seqüenciar objetos para compreender posição e lateralidade.
·         Desenvolver o hábito de uma alimentação nutritiva para preservação da saúde.
·         Reconhecer as plantas como ser vivo e suas utilidades para o meio ambiente como um todo.
·         Estabelecer semelhanças e diferenças entre as diversas espécies.
·         Conscientizar as crianças sobre a importância do meio ambiente e como o homem está inserido neste meio;

·          Estimular para que perceba a importância do homem na transformação do meio em que vive e o que as interferências negativas tem causado à natureza;

·          Desenvolver e estimular na criança a criatividade;

·         Estimular a leitura e a escrita;

·          Desenvolver os conhecimentos lógicos matemáticos (quantidades, adição, subtração, multiplicação);

·          Desenvolver a oralidade, a socialização;
VII- Metodologia

A metodologia utilizada para a realização deste projeto se valerá através de pesquisas em sites, aulas, passeio, música, vídeo educativo, história infantil, jogos.
Estratégias

Ø História infantil que trate da questão do meio ambiente;
Ø Pedir para que os alunos recontem a história utilizando à escrita e o desenho;
Ø Exposição de fotos de demonstrem a degradação do meio ambiente;
Ø A partir das fotos, pedir para os alunos elaborar e escrever frases ou pequenos textos que descrevam as fotos, construindo um mural na sala de aula;
Ø Apresentação de um vídeo educativo infantil, que trate da questão do lixo, da preservação do meio ambiente trazendo a importância da reciclagem; Criar juntamente com os alunos uma lista de objetos que podem ser reciclados;
Ø Proporcionar a turma um passeio (pela cidade, bairro, ruas próximas a escola), onde eles serão orientados a observar as formas de degradações que estão presentes naquele meio ambiente ou em suas proximidades;
Ø Após o retorno pedir para que eles criem um desenho e um pequeno texto, a partir do passeio, para ilustrar a situação de degradação ao meio ambiente que mais lhe chamou atenção. (obs: nesta atividade o professor pode também listar com eles as degradações encontradas e depois dividir quem vai falar sobre o quê.);
Ø Como atividade de casa uma pesquisa em livros, sites, revistas, jornais, etc, que tragam soluções para o problema que está sendo trabalhado por eles;
Ø Agora eles irão construir um pequeno texto com ilustrações para apresentar as soluções que foram pesquisadas para o problema que esta sendo estudado;
Ø Fazer uma leitura individual e coletiva do texto musical;
Ø Ouvir e cantar a música;
Ø Interpretação da música (conversas dirigidas pelo professor)
Ø Ditado de palavras retiradas do texto.

VIII- Recursos
Giz, papel metro, tesoura, cola, lápis, borracha, Xerox, som, gravuras, revistas, CDs, DVDs, sucata, pincel.

IX- Avaliação
O projeto será avaliado pela participação dos alunos;
Atividades realizadas pelos alunos;
Através dos desempenhos individuais e em grupo;
Pelo interesse nos assuntos abordados e a partir de suas dúvidas.
X- Referências bibliográficas

REVISTA PÁTIO- EDUCAÇÃO INFANTIL, ANO VIII Nº 25OUT/DEZ 2010
PCNS (Parâmetros Curriculares Nacionais)

Nenhum comentário: