INCLUSÃO SOCIAL
Olhe
ao seu redor e veja se encontra alguém igualzinho a você, que seja
parecido com você, que goste das mesmas coisas e tenha a mesma opinião. É
bem provável que não encontre ninguém assim e é justamente isso que faz
as pessoas serem interessantes, ou seja, o fato de sermos diferentes e
podermos acrescentar novas ideias, diferentes opiniões e novos
aprendizados!
Quando
levamos em consideração essas diferenças, respeitamos o ponto de vista
do outro e acolhemos as pessoas como elas são, estamos colocando em
prática uma palavra muito simples, mas com significado importante e
abrangente: a inclusão.
Diferentes tipos de inclusão
No
mundo existem várias culturas, vários modos de viver. Mesmo se
pensarmos apenas em nosso país, encontraremos muita diversidade. Quando
convivemos com pessoas de diferentes culturas levando em consideração o
que cada uma tem de melhor e respeitando suas manifestações, estamos
praticando a inclusão étnica.
Como
seres humanos, todos temos diversos potenciais que quando explorados
podem trazer benefícios a todos. Quando percebemos e estimulamos o
desenvolvimento desses potenciais em uma pessoa ou grupo, independente
de sua classe social estamos praticando um tipo de inclusão bem ampla,
que é a inclusão social.
Mas
existe um tipo de inclusão que talvez seja um pouco mais difícil de
colocar em prática, por isso precisa ser mais discutida, que é a inclusão dos deficientes.
Se traçarmos uma cronologia sobre a história das pessoas com qualquer
tipo de deficiência, veremos que já houve muito progresso, mas também há
muito a ser feito, principalmente para que as leis que já existem sejam
realmente cumpridas e mais do que isso, que sejam ampliadas, garantindo
plena possibilidade de atuação e inserção na sociedade.
Escola e inclusão
A
escola é o local que deve servir como exemplo para a prática da
inclusão. É fundamental que a comunidade escolar possa refletir com
frequência sobre esse tema, fazendo um “exercício” e treinando o “olhar”
para o outro, considerando que uma deficiência, por exemplo, é apenas
mais uma característica entre outras tantas que sabemos que nossos
alunos têm. Nosso exercício também tem de ser no sentido de servir como
exemplo de respeito a todos os alunos da sala, sabendo distinguir suas
capacidades e procurando encontrar formas adequadas para transmitir o
conhecimento e avaliar o aproveitamento de cada aluno dentro de suas
possibilidades.
Curiosidade:
O
Brasil aderiu a tratados internacionais que tratam da inclusão de
deficientes e atualmente há ampla legislação a esse respeito em nosso
país. Para saber mais sobre clique aqui.
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