quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Projeto Por um mundo melhor!



Centro de Educação Infantil Casulo Menino Deus
Projeto Pedagógico



Tema: Por um mundo melhor!
Série: Educação Infantil III                                                                                              
Professora: Fábia Simone de Oliveira Lima
Duração: De Maio a Agosto de 2012


Procura-se algum lugar no planeta
onde a vida seja sempre uma festa,
onde o homem não mate
nem bicho nem homem,
e deixe em paz
as árvores da floresta.  ( Roseana Murray )


Justificativa:

Estamos vivenciando momentos em que constantemente nos deparamos com os problemas ambientais, em decorrência da degradação do meio natural.
Como parte desse meio precisamos conscientizar para modificação das atitudes do homem, caso não sejam mudadas influenciará numa catástrofe prejudicial a toda raça humana.
Nos tempos atuais é imprescindível que a educação de forma interdisciplinar aborde o meio ambiente para que as crianças conheçam e valorize as leis da natureza, e acima de tudo aprendam a cuidar dos nossos recursos naturais, promovendo o desenvolvimento sustentável. Diante disso decidimos trabalhar o Projeto “Por um mundo melhor”, por acreditarmos que este possibilitará novas visões e atitudes voltadas a beneficiar a sociedade, e modificar os valores relacionados entre homem e natureza.

Objetivo geral:

Reconhecer a importância do meio ambiente e suas influências nas relações humanas, como também formar cidadãos conscientizados dessa amplitude natural para proporcionarmos uma interação entre homem e meio ambiente, por um mundo melhor a todos  nós.




Conteúdos:
1. CONCEITUAIS:
  • Saber sobre a necessidade de se preservar a natureza;
  • Conhecer as causas da poluição e degradação da natureza;
  • Identificar algumas maneiras do desenvolvimento sustentável e sua vital importância para as pessoas;
  • Reconhecer a importância da água para a vida e suas diversas utilidades;
  • Conhecer as causas da poluição e degradação da natureza;
  • Identificar os cuidados que devemos ter para o uso consciente dos meios ambientais
2. PROCEDIMENTAIS:
  • Ouvir histórias, poesias e textos informativos relacionados ao tema;
  • Observar as conseqüências dos maus tratos ao meio ambiente;
  • Ouvir músicas, assistir a vídeos que tratem do tema.
  • Confeccionar maquetes e painéis relacionados ao tema.
  • Realizar atividades diversificadas que envolvam todas as áreas do conhecimento.
3. ATITUDINAIS
  • Economizar água nas diversas situações cotidianas em casa e na escola.
  • Colaborar para a preservação da água no meio-ambiente.
  • Ser um agente multiplicador de conhecimentos sobre a água e o meio ambiente em geral.
  • Valorizar a natureza, percebendo sua importância para a vida de todos os seres vivos.
Objetivos específicos.

·         Identificar-se como parte integrante do meio ambiente;
·         Valorizar o meio ambiente;
·         Se reconhecer como agente de promoção do desenvolvimento sustentável;
·         Estimular a mudança prática de atitudes e a formação de novos hábitos com relação à utilização dos recursos naturais.
·         Conscientizar os alunos sobre a importância da reciclagem, a melhora de vida, a limpeza da cidade e até mesmo a possibilidade de se ganhar dinheiro com materiais que podem virar arte.
·         Observar a natureza para aprender com o erro o equilíbrio do ecossistema;
·         Considerar-se parte  da natureza como uma sujeira social ;entender o conceito de sustentabilidade através da reciclagem e da não poluição.
·         Conhecer diversos tipos de plantas e de árvores;
·         Aprender as funções específicas de cada uma das partes e importância das plantas;
·         Conhecer os benefícios que as plantas trazem para o homem em forma de alimentos ricos em vitaminas;
·         Valorizar a água e o ar como fatores de sobrevivência para o mundo, sem eles não poderia existir vida na terra;
·         Perceber a ligação do homem com a natureza;
·         Compreender o ciclo da vida, analisando as fases de crescimento de uma planta e do que elas precisam para se desenvolver.



Metodologia
Etapas previstas visando às áreas específicas do conhecimento:

Linguagem oral e escrita

  • Leitura de textos, histórias, par lendas, adivinhas que falem sobre o assunto;
  • Produção coletiva de pequenos textos;
  • Escrita espontânea;
  • Atividades com alfabeto móvel;
  • Atividades diversificadas envolvendo a escrita de palavras significativas sobre o assunto estudado;

Linguagem Visual

  • Desenho livre e de observação;
  • Recorte e colagem;
  • Dobraduras;
  • Modelagem com areia e argila;
  • Técnicas de pintura;
  • Mini maquetes;
  • Jogo da memória;





Linguagem Musical

  • Atividades diversas, músicas e cantigas relacionadas ao tema;
  • Ginástica historiada
    ;
  • Coleção Calendário Criança Feliz, Coleção Sons e Efeitos da Natureza;

Pensamento Lógico - matemático

  • Seqüência de idéias;
  • Noções de massa (pesado/leve), volume (cheio/vazio)
  • Jogos e quebra cabeças
Natureza e Sociedade

  • Observação do ciclo da água;
  • Conversa sobre o desperdício da água nas diversas situações cotidianas;
  • Pesquisa de gravuras que ilustrem as diferenças entre o meio ambiente preservado e o não preservado;

Recursos:
 Giz, papel metro, tesoura, cola, borracha, lápis, Xerox, som, TV, DVDs, CDs, pincel, tinta, emborrachados, papelão, cola quente, revistas, jornais, sucatas, material reciclável.

Avaliação:
Constante durante todo o período de realização do projeto.
  • Observação dos alunos durante todas as experiências;
  • Interesse e participação na confecção de todas as atividades;
  • Através de relato oral ou escrito;
  • Perceber através das diversas atividades realizadas a coerência com o tema exposto e o resultado das produções;
  • Verificar se houve um despertar ecológico no sentido de reflexão e alerta quanto ao amor e cuidado com a Natureza.
Referências Bibliográficas:

FONSECA, Lucia Lima  da. O Universo da Sala de Aula: uma experiência em pedagogia de projetos – Porto Alegre. Mediação 199.REDIN, Euclides –  O Espaço e o Tempo da Criança – Porto Alegre. Mediação 1998.

MACHADO, M. M. – O Brinquedo Sucata e a criança: a importância do brincar. São Paulo. Loyola 1999.

KISHIMOTO, Tizuko M. – O Jogo e a Educação Infantil – São Paulo. Pioneira 1999.




 

Nenhum comentário: