quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Por que Planejar é tão importante?

Por que Planejar é tão importante?

Por que Planejar é tão importante?O grande problema com os planejamentos é a falta de instrumentalização do professor e a falta de compreensão a cerca da necessidade de planejar suas aulas.
Na realidade" MUITO SE FAZ PLANO, POUCO SE PLANEJA", e é isso que faz da prática de muitos professores um verdadeiro fracasso, pois a forma como é encarado além de depreciativa é repugnante.
Acredito que o planejamento deva ser visto pelo professor , não como um preencher de fichas burocrático e irrelevante, mas como elemento facilitador de sua prática pedagógica, elemento esse que pode levá-lo ao sucesso .
"O planejamento estratégico consiste num processo contínuo e sistemático de olhar para fora e para frente da organização, traçando rumos para o futuro, e enfrentando riscos e incertezas" (VASCONCELLOS, 1982, pág.147).
O plano de aula não é apenas necessário. Ele é essencial. O plano de aula é um olhar crítico sobre sua prática, um olhar sobre o aluno e um olhar sobre todo processo de ensino e aprendizagem. Um olhar de dentro para fora e de fora para dentro.
Um bom educador, na minha opinião, deve munir-se de instrumentos facilitadores de sua prática, instrumentos que possam formar um chão teórico em que se apoiar.
Os RCNEI'S formam esse chão e são juntos mais um intrumento que o professor deve lançar mão para auxiliar seu aluno no processo de aprendizagem. Contudo, muitos repudiam os saberes acadêmicos, muitos consideram curso superior desnecessário . 
É triste, mas na grande maioria dos casos o professor não gosta de ler e muitos outros lêem de forma superficial, por assim dizer "passeiam pelas palavras" . E professor que não lê, está longe de ser referência para o aluno e de alcançar compreensão do que seja um bom planejamento e qual a grande necessidade de que ele seja realizado diariamente
Muitos têm aversão à leitura, não apenas dos RCENI'S, LDB ou qualquer documento escolar. Muitos têm aversão pela leitura crítica e reflexiva. Isso pode ser visto pelos inúmeros equívocos que ocorrem na rede. Dizemos arroz e alguns entendem feijão. Procuramos discutir dentro de uma visão profissional e muitos sentem-se atacados de forma pessoal . 
Deve ficar claro que planejar não é apenas fazer planos, escrever em papéis, planejar é olhar para dentro de si mesmo, avaliar a si mesmo , traçar metas para serem alcançadas por si mesmo e facilitar o aprendizado do aluno . 
É fato que em um dos primeiros pontos do planejamento o professor já está perdido ( Qual objetivo traçar para o conteúdo?). 
O que eu quero alcançar? 
Onde eu quero que meu aluno chegue?
Qual a necessidade de trabalhar esse tema dentro desse contexto? 
O professor precisa saber quais metas deseja alcançar, senão ficamos presos à velha frase de um clássico famoso de literatura infantil, onde o personagem diz: 
“quando a gente não sabe para aonde vai, qualquer caminho serve”.
 Acredito que em educação sempre precisamos saber onde queremos chegar e é fato que nem todos os caminhos levam ao aprendizado efetivo.. Podem levar à reprodução, à repetição, mas não ao aprendizado de fato e de direito. 
Gi Barbosa Carvalho.

Nenhum comentário: