sábado, 20 de outubro de 2012

Projeto Diferentes na cor, unidos pelo amor! ( 2011 )


Centro de Educação Infantil Casulo Menino Deus
Projeto Pedagógico


Tema: Diferentes na cor, unidos pelo amor
Série: Educação Infantil III                                                                                              
Professora: Fábia Simone de Oliveira Lima
Duração: Fevereiro a Maio de 2011


Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele,
por sua origem ou ainda por sua religião.
Para odiar, as pessoas precisam aprender;
e, se podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar.”

Nelson Mandela





Justificativa:

A escola é responsável pelo processo de socialização infantil no qual se estabelecem relações com crianças de diversificadas famílias, o que favorece a construção da identidade da criança. Esse contato poderá fazer da escola o primeiro espaço de vivência das tensões raciais.
A relação estabelecida entre crianças brancas e negras numa sala de aula pode acontecer de modo tenso, ou seja, segregando, excluindo, possibilitando que a criança negra adote em alguns momentos uma postura introvertida, por medo de ser rejeitada ou ridicularizada pelo seu grupo social.
A escola é o local das descobertas para a criança, e lá que ela aprenderá a conviver ou não com críticas, competições, perdas e realizações. Além disso, a escola é a instituição que ministra o conhecimento, o qual deve se basear em valores éticos e democráticos, pois a formação do cidadão consciente está em grande parte sob a responsabilidade da escola.
Para algumas crianças negras a dificuldades de auto-aceitação decorre de um possível comprometimento de sua identidade com as atribuições negativas de seu grupo social. O que acontece, sobretudo, com as crianças que estão em processo de desenvolvimento emocional, cognitivo e social, é uma internalização do discurso alheio, ou seja, é pelo olhar do outro que alguém se constitui como sujeito e é a qualidade desse olhar que contribui para o grau de auto-estima de qualquer indivíduo, seja ele branco ou negro.
Os negros representam quase a metade da população brasileira, mas, na prática, ainda não gozam plenamente de todos os seus direitos de cidadãos.
O projeto “Diferentes na cor, unidos pelo amor” visa proporcionar um trabalho lúdico-conscientizador a respeito dessas diferenças possibilitandoa aceitação de si mesmo e do outro.


Objetivo geral:

Contribuir para que os alunos construam o senso de uma sociedade igualitária, em que pessoas de etnias diferentes não sejam discriminadas. Assim, no futuro, não será necessário fazer campanhas e criar datas para conscientizar a população de que não há raça superior à outra, existe apenas a raça humana.


Conteúdos:
Ø  Posição e lateralidade,
Ø  Tamanho,
Ø  Ordem e seqüência,
Ø  Meio ambiente,
Ø  Plantas,
Ø  Animais,
Ø  Número e quantidade.
Ø  Higiene
Ø  Alimentação, saúde, dengue.
Ø  Valores (limites)
Ø  Corpo humano
Ø  Profissões
Ø  Rimas
Ø  Datas comemorativas,

Objetivos específicos.
·         Aprender posição numérica a quantidade para melhor organizar o seu espaço.
·         Utilizar objetos para diferenciar tamanho e forma .
·         Ordenar e seqüenciar objetos para compreender posição e lateralidade.
·         Desenvolver o hábito de uma alimentação nutritiva para preservação da saúde.
·         Reconhecer as plantas como ser vivo e suas utilidades para o meio ambiente como um todo.
·         Estabelecer semelhanças e diferenças entre as diversas espécies.
·         Conscientizar as crianças sobre a importância do meio ambiente e como o homem está inserido neste meio;
·          Estimular para que perceba a importância do homem na transformação do meio em que vive e o que as interferências negativas têm causado à natureza;
·          Desenvolver e estimular na criança a criatividade;
·         Estimular a leitura e a escrita
·          Desenvolver os conhecimentos lógicos matemáticos (quantidades, adição, subtração, multiplicação);
·         Desenvolver a oralidade, a socialização;
·         Desenvolver o hábito de uma boa higiene  para se obter boa  saúde.
·         Conhecer para precaver de doenças
·         Desenvolver o hábito de uma boa alimentação para obter uma boa saúde e sua forma de prevenção.
·         Estimular o respeito à diversidade.
·         Formar cidadãos preocupados com a coletividade
·         Desenvolver autonomia e a sociabilidade das crianças relacionado uns com os outros aprendendo regras.
·         Conhecer as partes do corpo humano bem como suas funções
·         Reconhecer e valorizar as diversas profissões existentes




Metodologia
·         Apresentar a história de Rosana Ramos do livro “Na minha escola todo mundo é igual”. Esse livro relata que todos somos iguais, cada um tem seu jeito, aquele que não tem braço e consegue escrever, não escuta e se comunica bem, é mudo e se faz entender: está em cadeiras de roda e pratica esportes: não enxerga e nos identifica pela voz.

·         Confecção de crachás com o nome, música “Quem é você”, passar uma caixa surpresa  com os alunos em círculo, quando a música parar, quem estiver com a caixa irá pegar um nome dentro para a turma identificar quem é.

·         Cordel das diferenças (falando sobre os alunos e mostrando suas diferenças e valores).

·         Música “coleguinha como vai”, falar sobre a importância individual de cada um como ser humano.

·         Trabalho com o nome ( Cantar a música “ meu barquinho”, cada criança irá escolher um nome de colega para colocar no barquinho. Mostrar que todos nós temos um nome que é nossa identidade.

·         Enfeitar uma caixa de papel e colocar  um espelho no fundo.., O professor abre a caixa e demonstra alegria ao observar o presente que está dentro da caixa,e instigará os alunos a descobrirem o que há na caixa. Cada aluno é convidado a ver o que há na caixa. É importante que a criança não comente com os colegas o que viu. Á medida que as crianças se vêem no espelho sentem uma grande alegria. O professor deve aproveitar a oportunidade e trabalhar a auto-estima e o valor de cada um na sala de aula.

·         Dinâmica das flores: levar flores de diferentes cores e formas para a classe e deixar que cada aluno escolha uma. Depois, pergunte o que chamou a atenção deles para escolher aquela flor. Peça-lhes que percebam as diferentes cores, o perfume, a textura, as diferentes formas... Chame sua atenção para o fato de as flores serem diferentes e nem por isso menos belas e apreciadas. Depois, peça que olhem uns para os outros. Assim como as flores, cada um é diferente, mas não menos importante. Muitas coisas variam: cor e tipo de cabelo, formato e cor dos olhos, tamanho do nariz, altura, cor da pele, etc.


·         Apresentar a música “Aos olhos do pai”, falar sobre as diferenças que cada um possui, desenhar seu corpo no papel metro.

·         Música “ Você é especial”, cantar, leitura coletiva, texto lacunado da música, colocar palavras da música dentro de uma caixa, colocar os alunos em círculo e passar a caixa ouvindo uma canção, quando parar o aluno retira de dentro da cai         xá uma palavra para leitura.Grafar as palavras retiradas no quadro para indicação de quantidade de letras que cada uma possui.Construir um painel com os nomes dos alunos  na música.

·         Construção do livro “diferentes na cor, unidos pelo amor”. Os alunos vão recortar de revistas imagens  de pessoas que se idêntica observando suas características e colar escrevendo seu nom. (atividade com piloto).

·         Construção da “`árvore das boas relações” mostrando como devemos agir com o outro e em determinadas situações. Grafar os nomes dentro das frutas e colar na árvore.enumerar as frutas.


·         Fazendo arte: passar tinta nas mãos das crianças  mostrado as digitais únicas de cada uma.  Colagem com barbante (olha eu aqui ).

·         Construção do painel com a música “ eu tenho uma família.”falar sobre os diversos tipos de família, cantar a música, texto lacunado, origami da família. Livrinho de leitura (colagem do texto com palavras pintadas a pedido da professora).Árvore genealógica da família.

·         Adivinhas ( colagem no caderno)


·         Parlendas: Macaca Sofia, Jacaré com catapora, Um dois, a Rata Rita, Joaninha, Fui á feira, A foca, Eu vi o sapo, gatinha parda, sapo jururu,
Casinha, alecrim, papagaio louro, borboletinha, o bode, diferente.


·         Construção da maquete no sítio, mostrar os diversos tipos de animais e plantas, como é a vida na fazenda, lista de animais que tenham pena, pêlo e aves. mostrar os diversos tipos de alimentação .


·         Contar a história “ os três porquinhos”, ilustrar em desenho, recontar com as crianças de forma lúdica, falar sobre moradia, diferentes tipos de casa, a importância da união. ( Origami dos porquinhos- colagem e pintura )

·         Livro de pano “ animais e sons”observar os sons dos animais, reproduzir, desenhar os animais.


·         Dengue: construir um livrinho combate a dengue com diversos tipos de colagem, falar sobre a prevenção contra o mosquito, desenho do mosquito em cartaz, acróstico sobre a dengue, musica xô dengue, grafar no caderno, construção de panfletos, frases de alerta, maquete de prevenção mostrando os principais sintomas, maquete da  escola sobre dengue, músicas falando da prevenção contra o mosquito, paródias da professora Fábia Lima.

·         Corpo humano: música “meu corpo”, mostras as partes do corpo,suas funções, construção do painel canto e encanto onde serão anexadas todas as músicas trabalhadas durante o projeto.Atividade de colagem com os órgãos do sentido indicando a quantidade de sílabas das palavras.


·                    Alimentação; Painel rótulos, mostras diversos tipos de alimentação e a necessidade que nosso corpo tem. Separar produtos de limpeza, alimento, bebida e higiene, colagem de grãos grafando o nome dos alimentos, história “João e o pé de feijão” ilustração da história através de desenhos.

· História infantil que trate da questão do meio ambiente;(João Jiló)
 Pedir para que os alunos recontem a história utilizando à escrita e o desenho;
 Exposição de fotos que demonstrem a degradação do meio ambiente;
 A partir das fotos, pedir para os alunos elaborar e escrever frases ou pequenos textos que descrevam as fotos, construindo um mural na sala de aula;
 Apresentação de um vídeo educativo infantil, que trate da questão do lixo, da preservação do meio ambiente trazendo a importância da reciclagem; Criar juntamente com os alunos uma lista de objetos que podem ser reciclados;
 Proporcionar a turma um passeio (pela cidade, bairro, ruas próximas a escola), onde eles serão orientados a observar as formas de degradações que estão presentes naquele meio ambiente ou em suas proximidades;

·         Dividir a turma em subgrupos. Devem cortar de revistas e colar em cartolinas dez pessoas diferentes, depois de trocar entre os subgrupos. Pedir para que identifiquem: quem parece inteligente, criminoso, simpático, antipático, pouco inteligente, pessoa caridosa, honesta, desonesta, esquisita...
Objetivo: Essa atividade propicia que o grupo possa conversar sobre o preconceito, discriminação, baseados na aparência.( Todas as perguntas serão questionadas com toda turma tendo o professor como mediador )
·              Texto e audição da musica:
Olhos Coloridos
(Sandra de Sá)

Os meus olhos coloridos
Me fazem refletir
Eu estou sempre na minha
E não posso mais fugir

Meu cabelo enrolado
Todos querem imitar
Eles estão baratinados
Também querem enrolar

Você ri da minha roupa
Você ri do meu cabelo
Você ri da minha pele
Você ri do meu sorriso

A verdade é que você,
Tem sangue crioulo
Tem cabelo duro
Sarará crioulo

Sarará crioulo, sarará crioulo (2x)

*Momento de Reflexão
Todo Mundo é Diferente

·         Deixar os alunos da classe se observarem e analisarem as diferenças entre eles, levando em consideração os tipos de cabelo, as cores dos olhos e da pele, os formatos dos narizes e dos lábios, e as alturas. As próprias crianças vão chegar a conclusão que “Todo Mundo é Diferente”.
Qual é a sua cara? (Em duplas:Desenhar os rostos e comparar as semelhanças e diferenças.

·         Montar um mural com figuras de crianças do mundo inteiro, das diversas religiões, como se vestem e como são diferentes. Aproveitar para falar sobre os tons de pele que aparecem nas crianças espalhadas pelo mundo.  Passar o DVD da música Amor Universal de Pataty e Patatá.Neste momento poderemos falar sobre a importância de diversas culturas, riqueza cultural dos diversos continentes, enfatizando o africano, influência na nossa cultura.
·        Dinâmica das cores: levar um aparelho de som para a classe e colocar uma música suave. Espalhar vários lápis ou gizes de cera de várias cores sobre a mesa e pedir para as crianças escolherem a cor que mais lhes agrada. Haverá cores iguais e cores diferentes. Converse com elas sobre como seria o mundo se tudo fosse de uma só cor... azul, por exemplo; e se tudo fosse amarelo? Ou vermelho? Será que elas comeriam uma banana azul? Ou um morango cinza? Sim? Não? Por quê?
·         Você pode perguntar se é bom haver cores diferentes e por quê.
·         Depois, peça que olhem uns para os outros. Assim como as cores, cada um é diferente. Muitas coisas variam: cor e tipo de cabelo, formato e cor dos olhos, tamanho do nariz, altura, cor da pele... Pergunte que cor de lápis ou giz é mais parecido com a cor da pele de cada um. (Caso algum aluno diga que sua cor é "feia", procure fazê-lo se sentir valorizado, o quanto somos especiais e únicos. Esse momento será propício para melhorar a auto-estima das crianças.)


Recursos:
 Giz, papel metro, tesoura, cola, borracha, lápis, Xerox, som, TV, DVDs, CDs, pincel, tinta, emborrachados, papelão, cola quente, revistas, jornais.

Avaliação:
A avaliação deve ser feita com base no acompanhamento, observação e registro do educador em relação ao desenvolvimento e progressos de seus alunos. Não deve possuir caráter rotulador ou quantitativo, deve sim, servir como fonte de reflexão e análise, para que possamos perceber até onde chegamos e o que ainda precisamos buscar.
O projeto será avaliado pela participação dos alunos, atividades realizadas, através dos desempenhos individuais e em grupo; pelo interesse nos assuntos abordados a partir de suas dúvidas.







Referências bibliográficas
RAMOS, Rossana. Na minha escola todo mundo é igual. São Paulo: Cortez, 2004.
OTERO, Regina; RENNÓ, Regina. Ninguém é igual a ninguém. São Paulo: Editora do Brasil.
PORTELA, Miriam. Alguém muito especial. São Paulo: Editora Moderna.
BRASIL. Parâmetros Nacionais de Qualidade da Educação Infantil. Brasília: 2006.Volumes I e II. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br>. Acesso em: 28 dez. 2007.

CAVALLEIRO, Eliane. Educação Anti -racista: compromisso indispensável para um mundo melhor. In: ______. Racismo e anti-racismo na educação: Repensando nossa
escola. São Paulo: Summus, 2001.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 33. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2006.












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