Centro de Educação Infantil
Casulo Menino Deus
Projeto
Pedagógico
Tema: Diferentes
na cor, unidos pelo amor
Série: Educação
Infantil III
Professora: Fábia
Simone de Oliveira Lima
Duração: Fevereiro
a Maio de 2011
“Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele,
por sua origem ou ainda por sua religião.
Para odiar, as pessoas precisam aprender;
e, se podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar.”
Nelson Mandela
por sua origem ou ainda por sua religião.
Para odiar, as pessoas precisam aprender;
e, se podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar.”
Nelson Mandela
Justificativa:
A escola é responsável pelo
processo de socialização infantil no qual se estabelecem relações com crianças
de diversificadas famílias, o que favorece a construção da identidade da
criança. Esse contato poderá fazer da escola o primeiro espaço de vivência das
tensões raciais.
A relação estabelecida entre
crianças brancas e negras numa sala de aula pode acontecer de modo tenso, ou
seja, segregando, excluindo, possibilitando que a criança negra adote em alguns
momentos uma postura introvertida, por medo de ser rejeitada ou ridicularizada
pelo seu grupo social.
A escola é o local das
descobertas para a criança, e lá que ela aprenderá a conviver ou não com críticas,
competições, perdas e realizações. Além disso, a escola é a instituição que
ministra o conhecimento, o qual deve se basear em valores éticos e
democráticos, pois a formação do cidadão consciente está em grande parte sob a
responsabilidade da escola.
Para algumas crianças negras
a dificuldades de auto-aceitação decorre de um possível
comprometimento de sua identidade com as atribuições negativas de seu grupo
social. O que acontece, sobretudo, com as crianças que estão em processo de
desenvolvimento emocional, cognitivo e social, é uma internalização do discurso
alheio, ou seja, é pelo olhar do outro que alguém se constitui como sujeito e é
a qualidade desse olhar que contribui para o grau de auto-estima de qualquer
indivíduo, seja ele branco ou negro.
Os negros representam quase a metade da
população brasileira, mas, na prática, ainda não gozam plenamente de todos os
seus direitos de cidadãos.
O projeto “Diferentes na cor, unidos pelo amor” visa proporcionar um trabalho lúdico-conscientizador a respeito dessas diferenças possibilitandoa aceitação de si mesmo e do outro.
O projeto “Diferentes na cor, unidos pelo amor” visa proporcionar um trabalho lúdico-conscientizador a respeito dessas diferenças possibilitandoa aceitação de si mesmo e do outro.
Objetivo geral:
Contribuir para que os alunos construam o
senso de uma sociedade igualitária, em que pessoas de etnias diferentes não
sejam discriminadas. Assim, no futuro, não será necessário fazer campanhas e
criar datas para conscientizar a população de que não há raça superior à outra,
existe apenas a raça humana.
Conteúdos:
Ø Posição e lateralidade,
Ø Tamanho,
Ø Ordem e seqüência,
Ø Meio ambiente,
Ø Plantas,
Ø Animais,
Ø Número e quantidade.
Ø Higiene
Ø Alimentação, saúde, dengue.
Ø Valores (limites)
Ø Corpo humano
Ø Profissões
Ø Rimas
Ø Datas comemorativas,
Objetivos
específicos.
·
Aprender posição numérica a quantidade para melhor organizar o seu
espaço.
·
Utilizar objetos para diferenciar tamanho e forma .
·
Ordenar e seqüenciar objetos para compreender posição e lateralidade.
·
Desenvolver o hábito de uma alimentação nutritiva para preservação da
saúde.
·
Reconhecer as plantas como ser vivo e suas utilidades para o meio
ambiente como um todo.
·
Estabelecer semelhanças e diferenças entre as diversas espécies.
·
Conscientizar as
crianças sobre a importância do meio ambiente e como o homem está inserido
neste meio;
·
Estimular para que perceba a importância do
homem na transformação do meio em que vive e o que as interferências negativas
têm causado à natureza;
·
Desenvolver e estimular na criança a
criatividade;
·
Estimular a
leitura e a escrita
·
Desenvolver os conhecimentos lógicos
matemáticos (quantidades, adição, subtração, multiplicação);
·
Desenvolver a
oralidade, a socialização;
·
Desenvolver o
hábito de uma boa higiene para se obter
boa saúde.
·
Conhecer para
precaver de doenças
·
Desenvolver o
hábito de uma boa alimentação para obter uma boa saúde e sua forma de
prevenção.
·
Estimular o respeito à diversidade.
·
Formar cidadãos preocupados com a
coletividade
·
Desenvolver
autonomia e a sociabilidade das crianças relacionado uns com os outros
aprendendo regras.
·
Conhecer as partes do corpo humano bem como
suas funções
·
Reconhecer e valorizar as diversas profissões
existentes
Metodologia
·
Apresentar a
história de Rosana Ramos do livro “Na minha escola todo mundo é igual”.
Esse livro relata que todos somos iguais, cada um tem seu jeito, aquele que não
tem braço e consegue escrever, não escuta e se comunica bem, é mudo e se faz
entender: está em cadeiras de roda e pratica esportes: não enxerga e nos
identifica pela voz.
·
Confecção de
crachás com o nome, música “Quem é você”, passar uma caixa surpresa com os alunos em círculo, quando a música
parar, quem estiver com a caixa irá pegar um nome dentro para a turma
identificar quem é.
·
Cordel das
diferenças (falando sobre os alunos e mostrando suas diferenças e valores).
·
Música
“coleguinha como vai”, falar sobre a importância individual de cada um como ser
humano.
·
Trabalho com
o nome ( Cantar a música “ meu
barquinho”, cada criança irá escolher um nome de colega para colocar no
barquinho. Mostrar que todos nós temos um nome que é nossa identidade.
·
Enfeitar uma
caixa de papel e colocar um espelho no
fundo.., O professor abre a caixa e demonstra alegria ao observar o presente
que está dentro da caixa,e instigará os alunos a descobrirem o que há na caixa.
Cada aluno é convidado a ver o que há na caixa. É importante que a criança não
comente com os colegas o que viu. Á medida que as crianças se vêem no espelho
sentem uma grande alegria. O professor deve aproveitar a oportunidade e
trabalhar a auto-estima e o valor de cada um na sala de aula.
·
Dinâmica das flores: levar flores de diferentes cores e formas
para a classe e deixar que cada aluno escolha uma. Depois, pergunte o que
chamou a atenção deles para escolher aquela flor. Peça-lhes que percebam as
diferentes cores, o perfume, a textura, as diferentes formas... Chame sua
atenção para o fato de as flores serem diferentes e nem por isso menos belas e
apreciadas. Depois, peça que olhem uns para os outros. Assim como as flores,
cada um é diferente, mas não menos importante. Muitas coisas variam: cor e tipo
de cabelo, formato e cor dos olhos, tamanho do nariz, altura, cor da pele, etc.
·
Apresentar a
música “Aos olhos do pai”, falar
sobre as diferenças que cada um possui, desenhar seu corpo no papel metro.
·
Música “ Você é especial”, cantar, leitura
coletiva, texto lacunado da música, colocar palavras da música dentro de uma
caixa, colocar os alunos em círculo e passar a caixa ouvindo uma canção, quando
parar o aluno retira de dentro da cai xá
uma palavra para leitura.Grafar as palavras retiradas no quadro para indicação
de quantidade de letras que cada uma possui.Construir um painel com os nomes
dos alunos na música.
·
Construção
do livro “diferentes na cor, unidos pelo
amor”. Os alunos vão recortar de revistas imagens de pessoas que se idêntica observando suas
características e colar escrevendo seu nom. (atividade com piloto).
·
Construção
da “`árvore das boas relações”
mostrando como devemos agir com o outro e em determinadas situações. Grafar os
nomes dentro das frutas e colar na árvore.enumerar as frutas.
·
Fazendo
arte: passar tinta nas mãos das crianças
mostrado as digitais únicas de cada uma.
Colagem com barbante (olha eu aqui ).
·
Construção
do painel com a música “ eu tenho uma
família.”falar sobre os diversos tipos de família, cantar a música, texto
lacunado, origami da família. Livrinho de leitura (colagem do texto com
palavras pintadas a pedido da professora).Árvore genealógica da família.
·
Adivinhas (
colagem no caderno)
·
Parlendas:
Macaca Sofia, Jacaré com catapora, Um dois, a Rata Rita, Joaninha, Fui á feira,
A foca, Eu vi o sapo, gatinha parda, sapo jururu,
Casinha, alecrim, papagaio louro, borboletinha, o bode, diferente.
·
Construção
da maquete no sítio, mostrar os diversos tipos de animais e plantas, como é a
vida na fazenda, lista de animais que tenham pena, pêlo e aves. mostrar os
diversos tipos de alimentação .
·
Contar a história “ os três porquinhos”,
ilustrar em desenho, recontar com as crianças de forma lúdica, falar sobre
moradia, diferentes tipos de casa, a importância da união. ( Origami dos
porquinhos- colagem e pintura )
·
Livro de
pano “ animais e sons”observar os sons dos animais, reproduzir, desenhar os
animais.
·
Dengue:
construir um livrinho combate a dengue
com diversos tipos de colagem, falar sobre a prevenção contra o mosquito,
desenho do mosquito em cartaz, acróstico sobre a dengue, musica xô dengue,
grafar no caderno, construção de panfletos, frases de alerta, maquete de
prevenção mostrando os principais sintomas, maquete da escola sobre dengue, músicas falando da
prevenção contra o mosquito, paródias da professora Fábia Lima.
·
Corpo
humano: música “meu corpo”, mostras
as partes do corpo,suas funções, construção do painel canto e encanto onde
serão anexadas todas as músicas trabalhadas durante o projeto.Atividade de
colagem com os órgãos do sentido indicando a quantidade de sílabas das
palavras.
·
Alimentação;
Painel rótulos, mostras diversos tipos de alimentação e a necessidade que nosso
corpo tem. Separar produtos de limpeza, alimento, bebida e higiene, colagem de
grãos grafando o nome dos alimentos, história “João e o pé de feijão” ilustração da história através de desenhos.
· História infantil que trate da questão do meio
ambiente;(João Jiló)
Pedir para que os alunos recontem a história utilizando à escrita e o desenho;
Exposição de fotos que demonstrem a degradação do meio ambiente;
A partir das fotos, pedir para os alunos elaborar e escrever frases ou pequenos textos que descrevam as fotos, construindo um mural na sala de aula;
Apresentação de um vídeo educativo infantil, que trate da questão do lixo, da preservação do meio ambiente trazendo a importância da reciclagem; Criar juntamente com os alunos uma lista de objetos que podem ser reciclados;
Proporcionar a turma um passeio (pela cidade, bairro, ruas próximas a escola), onde eles serão orientados a observar as formas de degradações que estão presentes naquele meio ambiente ou em suas proximidades;
Pedir para que os alunos recontem a história utilizando à escrita e o desenho;
Exposição de fotos que demonstrem a degradação do meio ambiente;
A partir das fotos, pedir para os alunos elaborar e escrever frases ou pequenos textos que descrevam as fotos, construindo um mural na sala de aula;
Apresentação de um vídeo educativo infantil, que trate da questão do lixo, da preservação do meio ambiente trazendo a importância da reciclagem; Criar juntamente com os alunos uma lista de objetos que podem ser reciclados;
Proporcionar a turma um passeio (pela cidade, bairro, ruas próximas a escola), onde eles serão orientados a observar as formas de degradações que estão presentes naquele meio ambiente ou em suas proximidades;
·
Dividir a
turma em subgrupos. Devem cortar de revistas e colar em cartolinas dez pessoas
diferentes, depois de trocar entre os subgrupos. Pedir para que identifiquem:
quem parece inteligente, criminoso, simpático, antipático, pouco inteligente,
pessoa caridosa, honesta, desonesta, esquisita...
Objetivo: Essa atividade propicia que o grupo possa conversar sobre o preconceito, discriminação, baseados na aparência.( Todas as perguntas serão questionadas com toda turma tendo o professor como mediador )
Objetivo: Essa atividade propicia que o grupo possa conversar sobre o preconceito, discriminação, baseados na aparência.( Todas as perguntas serão questionadas com toda turma tendo o professor como mediador )
·
Texto e audição da musica:
Olhos Coloridos
(Sandra de Sá)
Os meus olhos coloridos
Me fazem refletir
Eu estou sempre na minha
E não posso mais fugir
Meu cabelo enrolado
Todos querem imitar
Eles estão baratinados
Também querem enrolar
Você ri da minha roupa
Você ri do meu cabelo
Você ri da minha pele
Você ri do meu sorriso
A verdade é que você,
Tem sangue crioulo
Tem cabelo duro
Sarará crioulo
Sarará crioulo, sarará crioulo (2x)
*Momento de Reflexão
Todo Mundo é Diferente
Olhos Coloridos
(Sandra de Sá)
Os meus olhos coloridos
Me fazem refletir
Eu estou sempre na minha
E não posso mais fugir
Meu cabelo enrolado
Todos querem imitar
Eles estão baratinados
Também querem enrolar
Você ri da minha roupa
Você ri do meu cabelo
Você ri da minha pele
Você ri do meu sorriso
A verdade é que você,
Tem sangue crioulo
Tem cabelo duro
Sarará crioulo
Sarará crioulo, sarará crioulo (2x)
*Momento de Reflexão
Todo Mundo é Diferente
·
Deixar os alunos da classe se observarem e
analisarem as diferenças entre eles, levando em consideração os tipos de
cabelo, as cores dos olhos e da pele, os formatos dos narizes e dos lábios, e
as alturas. As próprias crianças vão chegar a conclusão que “Todo Mundo é Diferente”.
Qual é a sua cara? (Em duplas:Desenhar os rostos e comparar as semelhanças e diferenças.
Qual é a sua cara? (Em duplas:Desenhar os rostos e comparar as semelhanças e diferenças.
·
Montar um
mural com figuras de crianças do mundo inteiro, das diversas religiões, como se
vestem e como são diferentes. Aproveitar para falar sobre os tons de pele que
aparecem nas crianças espalhadas pelo mundo.
Passar o DVD da música Amor Universal de Pataty e Patatá.Neste
momento poderemos falar sobre a importância de diversas culturas, riqueza
cultural dos diversos continentes, enfatizando o africano, influência na nossa
cultura.
·
Dinâmica das cores:
levar um aparelho de som para a classe e colocar uma música suave. Espalhar
vários lápis ou gizes de cera de várias cores sobre a mesa e pedir para as
crianças escolherem a cor que mais lhes agrada. Haverá cores iguais e cores
diferentes. Converse com elas sobre como seria o mundo se tudo fosse de uma só
cor... azul, por exemplo; e se tudo fosse amarelo? Ou vermelho? Será que elas
comeriam uma banana azul? Ou um morango cinza? Sim? Não? Por quê?
·
Você pode perguntar se é bom haver cores
diferentes e por quê.
·
Depois, peça que olhem uns para os outros.
Assim como as cores, cada um é diferente. Muitas coisas variam: cor e tipo de
cabelo, formato e cor dos olhos, tamanho do nariz, altura, cor da pele...
Pergunte que cor de lápis ou giz é mais parecido com a cor da pele de cada um.
(Caso algum aluno diga que sua cor é "feia", procure fazê-lo se
sentir valorizado, o quanto somos especiais e únicos. Esse momento será
propício para melhorar a auto-estima das crianças.)
Recursos:
Giz,
papel metro, tesoura, cola, borracha, lápis, Xerox, som, TV, DVDs, CDs, pincel,
tinta, emborrachados, papelão, cola quente, revistas, jornais.
Avaliação:
A
avaliação deve ser feita com base no acompanhamento, observação e registro do
educador em relação ao desenvolvimento e progressos de seus alunos. Não deve
possuir caráter rotulador ou quantitativo, deve sim, servir como fonte de
reflexão e análise, para que possamos perceber até onde chegamos e o que ainda
precisamos buscar.
O
projeto será avaliado pela participação dos alunos, atividades realizadas,
através dos desempenhos individuais e em grupo; pelo interesse nos assuntos
abordados a partir de suas dúvidas.
Referências
bibliográficas
RAMOS, Rossana. Na minha escola todo mundo é igual.
São Paulo: Cortez, 2004.
OTERO, Regina; RENNÓ,
Regina. Ninguém é igual
a ninguém. São Paulo: Editora do Brasil.
PORTELA, Miriam. Alguém muito especial.
São Paulo: Editora Moderna.
BRASIL. Parâmetros
Nacionais de Qualidade da Educação Infantil. Brasília: 2006.Volumes I e II.
Disponível em: <http://portal.mec.gov.br>. Acesso em: 28 dez. 2007.
CAVALLEIRO, Eliane.
Educação Anti -racista: compromisso indispensável para um mundo melhor.
In: ______. Racismo e anti-racismo na educação: Repensando nossa
escola. São Paulo: Summus,
2001.
FREIRE, Paulo. Pedagogia
da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 33. ed. São Paulo:
Paz e Terra, 2006.
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