Projeto
pedagógico
Turma: Alfabetização
Professora: Fábia Simone de Oliveira Lima
Centro de Educação Infantil Casulo Menino Deus
Duração: Maio e Junho de 2009
Tema: Dó
Ré
Mi
Fazendo
ARTE.
Riacho
de Santana, Maio de 2009.
Justificativa
Constantemente no seu dia a dia, a criança se depara com
situações de leitura e escrita não somente com interpretação de histórias, mas
também interpretando o mundo que a rodeia em seus diversos aspectos.
Sabemos que a música tem o poder de tornar as atividades
mais ricas e prazerosas proporcionando diversos caminhos no processo ensino
aprendizagem onde a criança encontrará incentivo para aprender de forma lúdica
e enriquecedora.
Diante disso decidimos trabalhar o projeto “Dó, Ré, Mi
Fazendo Arte” envolvendo textos infantis tais como: rótulos, histórias,
parlendas e músicas diversas, a partir dessa diversidade trabalhar leitura e
escrita, produção textual, criação, produção artística e explorar conteúdos,
pois acreditamos que dessa forma estaremos contribuindo para o verdadeiro
conhecimento que se dá através da interação direta do sujeito com o objeto.
Objetivo geral
Desenvolver habilidade e competência a partir da música e
arte para proporcionar situações que possibilitem o estimulo das mesmas no seu
dia a dia.
Conteúdos
·
Leitura e escrita;
·
Rimas;
·
Feminino e masculino;
·
Contando e agrupando;
·
Família (raça e cor)
·
Moradia;
·
Profissões;
·
Meios de transporte;
·
Datas comemorativas;
·
Seres vivos;
·
O corpo humano;
·
Dengue
Objetivos
específicos
·
Desenvolver a linguagem oral e escrita para
melhor se comunicar.
·
Perceber a relação entre a fala e a escrita
identificando a semelhança entre os sons nas palavras.
·
Identificar feminino e masculino para
reconhecer o gênero do substantivo.
·
Resolver situações problemas contidas em
números, quantidade, antecessor, sucessor, agrupamentos para desenvolver o
raciocínio lógico.
·
Valorizar a família como todo e sua
importância na vida de cada um.
·
Compreender e respeitar as semelhanças e
diferenças na família para formação de cidadão crítico e consciente.
·
Localizar-se no tempo e no espaço
reconhecendo o espaço físico de sua casa, suas dependências e materiais
disponíveis.
·
Reconhecer e valorizar diversas profissões.
·
Conhecer os diversos meios de transportes e
classificá-los com suas utilidades
·
E importância dos mesmos.
·
Estabelecer semelhanças e diferenças entre os
seres vivos e os seres não vivos.
·
Ampliar as possibilidades de movimentos do
corpo através de brincadeiras, danças e jogos.
·
Conhecer as causas e prejuízos causados pela
dengue e estabelecer maneiras de prevenção.
Metodologia
·
Músicas e brincadeiras,
·
Acrósticos,
·
Caderno de leitura,
·
Utilização de material concreto para formar
seqüência,
·
Camisa da leitura,
·
Advinhas
·
Coreografias
·
Bingo
·
Jogos,
·
Dobradura,
·
Pintura,
·
Recorte e colagem
·
Mural de listas
·
Trava língua
·
Produzir texto ilustrado, histórias,
parlendas e musicas,
·
Qual é o ditado,
·
Ditado visual com dicas relâmpago
·
Atividade matemática utilizando material
concreto.
·
Produção artística com desenhos, pinturas,
modelagens.
Recursos
Material didático, textos diversos, livros, revistas, TV,
DVD, som.
Avaliação
A avaliação é feita através de um processo contínuo e
oportunamente retomado para diagnosticar avanços e sanar as possíveis
dificuldades, levando em consideração tudo aquilo que o participante
efetivamente realizar. Além da interiorização de conceitos básicos, deverá ser
introduzida auto– avaliação.
São observadas a evolução das leituras, produções
textuais e ortografia, com o objetivo de reformular algumas etapas das
competências almejadas no desenvolver do projeto.
Também considerar o registro particular do professor para
revisão e transformação das metodologias aplicadas de acordo com a turma e com
o que se pretendia alcançar no percurso da aplicação das etapas.
Referências
bibliográficas
FERNANDÈZ,
Alicia. A inteligência aprisionada.
Porto Alegre: Artmed, 1991.
CURTISS, Sandra.
A alegria do movimento na pré-escola.
Porto Alegre: Artmed,1988.
CUNHA, Suzana
Rangel Vieira da. Cor, som e
movimento: a expressãoplástica,musical e dramática no cotidiano
da criança. Porto Alegre: Mediação, 2004.
FERREIRA, S(org)
O ensino das Artes. Construindo
CAMINHOS. Campinas SP:Papirus, 2001.
LABAN,
R.(19878). Dança Educativa Moderna
. São Paulo: Ícone, 1990.
MANGE, Marilyn
D. A arte brasileira para crianças.
São Paulo: Martins Fontes,1996.
MARQUES, I. Dançando na Escola. São Paulo:
Cortez, 2003.
MARQUES, I. Ensino de dança hoje: textos e
contextos, São Paulo, Cortez, 1999.
NOGUEIRA,
Monique Andries. A formação do
ouvinte: um direito do cidadãoPropostas para a educação musical no ensino
fundamental. Dissertação(Mestrado em educação) – UFG, Goiânia, 1994.
Meus
alunos:
Camila V. Silva nascimento
Cleiton Ruan P. Araújo
Érica da Cruz Cardoso
Érica Lohane
Q. Silva
Gabriel A. N. Lima
Gabriel Pereira da Silva
Gilson da Silva Nascimento
Grazielle S. Pereira
Helberty L. S. Fernandes
Jamily Souza Martins
Jovina santos Araújo
Júlio Cesar N. Oliveira
Kaline Alessandra C. Pereira
Márcio G. Silva Lopes
Max Ântoni G. Vieira
Milene Jesus Rodrigues
Monaliza B. da Silva
Natália Oliveira Rodrigues
Nilvânia Silva Prates
Pablo César S. Lopes
Pâmela Luisa A. Ferreira
Vitor Kauan B. Dourado
Vitor Lopes Machado
Raiane F. Cardoso
Taisson de S. Amaral
Narla da Conceição Lima
Educar
é uma arte! (Professora Fábia Lima)
Ser
educador é construir
Um
mundo mais feliz,
É
plantar bem fundo
A
semente do aprendiz.
Ser
educador é arte sublime
Da
mais bela sinfonia,
É
colher a todo instante
Frutos
da sabedoria.
Ser
educador é suportar obstáculos,
Enxergar
além do visível,
Mostrar
beleza como a flor no vale
Desvendando
o impossível.
Por
isso educador;
Bem-
aventurados são
Tuas
mãos e teus pés,
Deus
lhe concedeu sublime missão,
Ser
educador é dez!
Um comentário:
Fábia,paz seja contigo!
Coloquei o link de seu blog na minha lista de blogues,conforme vc me pediu,mas coloquei no blog *Alessandra Barcelos,que tem variedades de assuntos,e tem mais a ver com o tema de seu blog,beijos.
Postar um comentário