sábado, 20 de outubro de 2012

Dó, Ré, Mi, Fazendo arte! (Fábia Lima)





Projeto pedagógico
 Turma: Alfabetização
 Professora: Fábia Simone de Oliveira Lima
 Centro de Educação Infantil Casulo Menino Deus
 Duração: Maio e Junho de 2009

Tema:
               
                        Mi
                  Fazendo ARTE.

                                           


Riacho de Santana, Maio de 2009.
Justificativa
Constantemente no seu dia a dia, a criança se depara com situações de leitura e escrita não somente com interpretação de histórias, mas também interpretando o mundo que a rodeia em seus diversos aspectos.
Sabemos que a música tem o poder de tornar as atividades mais ricas e prazerosas proporcionando diversos caminhos no processo ensino aprendizagem onde a criança encontrará incentivo para aprender de forma lúdica e enriquecedora.
Diante disso decidimos trabalhar o projeto “Dó, Ré, Mi Fazendo Arte” envolvendo textos infantis tais como: rótulos, histórias, parlendas e músicas diversas, a partir dessa diversidade trabalhar leitura e escrita, produção textual, criação, produção artística e explorar conteúdos, pois acreditamos que dessa forma estaremos contribuindo para o verdadeiro conhecimento que se dá através da interação direta do sujeito com o objeto.

Objetivo geral

Desenvolver habilidade e competência a partir da música e arte para proporcionar situações que possibilitem o estimulo das mesmas no seu dia a dia.
Conteúdos

·         Leitura e escrita;
·         Rimas;
·         Feminino e masculino;
·         Contando e agrupando;
·         Família (raça e cor)
·         Moradia;
·         Profissões;
·         Meios de transporte;
·         Datas comemorativas;
·         Seres vivos;
·         O corpo humano;
·         Dengue
Objetivos específicos

·         Desenvolver a linguagem oral e escrita para melhor se comunicar.
·         Perceber a relação entre a fala e a escrita identificando a semelhança entre os sons nas palavras.
·         Identificar feminino e masculino para reconhecer o gênero do substantivo.
·         Resolver situações problemas contidas em números, quantidade, antecessor, sucessor, agrupamentos para desenvolver o raciocínio lógico.
·         Valorizar a família como todo e sua importância na vida de cada um.
·         Compreender e respeitar as semelhanças e diferenças na família para formação de cidadão crítico e consciente.
·         Localizar-se no tempo e no espaço reconhecendo o espaço físico de sua casa, suas dependências e materiais disponíveis.
·         Reconhecer e valorizar diversas profissões.
·         Conhecer os diversos meios de transportes e classificá-los com suas utilidades
·         E importância dos mesmos.
·         Estabelecer semelhanças e diferenças entre os seres vivos e os seres não vivos.
·         Ampliar as possibilidades de movimentos do corpo através de brincadeiras, danças e jogos.
·         Conhecer as causas e prejuízos causados pela dengue e estabelecer maneiras de prevenção.
Metodologia

·         Músicas e brincadeiras,
·         Acrósticos,
·         Caderno de leitura,
·         Utilização de material concreto para formar seqüência,
·         Camisa da leitura,
·         Advinhas
·         Coreografias
·         Bingo
·         Jogos,
·         Dobradura,
·         Pintura,
·         Recorte e colagem
·         Mural de listas
·         Trava língua
·         Produzir texto ilustrado, histórias, parlendas e musicas,
·         Qual é o ditado,
·         Ditado visual com dicas relâmpago
·         Atividade matemática utilizando material concreto.
·         Produção artística com desenhos, pinturas, modelagens.

Recursos
Material didático, textos diversos, livros, revistas, TV, DVD, som.



Avaliação
A avaliação é feita através de um processo contínuo e oportunamente retomado para diagnosticar avanços e sanar as possíveis dificuldades, levando em consideração tudo aquilo que o participante efetivamente realizar. Além da interiorização de conceitos básicos, deverá ser introduzida auto– avaliação.
São observadas a evolução das leituras, produções textuais e ortografia, com o objetivo de reformular algumas etapas das competências almejadas no desenvolver do projeto.
Também considerar o registro particular do professor para revisão e transformação das metodologias aplicadas de acordo com a turma e com o que se pretendia alcançar no percurso da aplicação das etapas.

Referências bibliográficas

FERNANDÈZ, Alicia. A inteligência aprisionada. Porto Alegre: Artmed, 1991.
CURTISS, Sandra. A alegria do movimento na pré-escola. Porto Alegre: Artmed,1988.
CUNHA, Suzana Rangel Vieira da. Cor, som e movimento: a expressãoplástica,musical e dramática no cotidiano da criança. Porto Alegre: Mediação, 2004.
FERREIRA, S(org) O ensino das Artes. Construindo CAMINHOS. Campinas SP:Papirus, 2001.
LABAN, R.(19878). Dança Educativa Moderna . São Paulo: Ícone, 1990.
MANGE, Marilyn D. A arte brasileira para crianças. São Paulo: Martins Fontes,1996.
MARQUES, I. Dançando na Escola. São Paulo: Cortez, 2003.
MARQUES, I. Ensino de dança hoje: textos e contextos, São Paulo, Cortez, 1999.
NOGUEIRA, Monique Andries. A formação do ouvinte: um direito do cidadãoPropostas para a educação musical no ensino fundamental. Dissertação(Mestrado em educação) – UFG, Goiânia, 1994.













Meus alunos:

Camila V. Silva nascimento
Cleiton Ruan P. Araújo
Érica da Cruz Cardoso
Érica Lohane  Q. Silva
Gabriel A. N. Lima
Gabriel Pereira da Silva
Gilson da Silva Nascimento
Grazielle S. Pereira
Helberty L. S. Fernandes
Jamily Souza Martins
Jovina santos Araújo
Júlio Cesar N. Oliveira
Kaline Alessandra C. Pereira
Márcio G. Silva Lopes
Max Ântoni G. Vieira
Milene Jesus Rodrigues
Monaliza B. da Silva
Natália Oliveira Rodrigues
Nilvânia Silva Prates
Pablo César S. Lopes
Pâmela Luisa A. Ferreira
Vitor Kauan B. Dourado
Vitor Lopes Machado
Raiane F. Cardoso
Taisson de S. Amaral
Narla da Conceição Lima



Educar é uma arte! (Professora Fábia Lima)
Ser educador é construir
Um mundo mais feliz,
É plantar bem fundo
A semente do aprendiz.
Ser educador é arte sublime
Da mais bela sinfonia,
É colher a todo instante
Frutos da sabedoria.
Ser educador é suportar obstáculos,
Enxergar além do visível,
Mostrar beleza como a flor no vale
Desvendando o impossível.
Por isso educador;
Bem- aventurados são
Tuas mãos e teus pés,
Deus lhe concedeu sublime missão,
Ser educador é dez!

Um comentário:

Alessandra disse...

Fábia,paz seja contigo!
Coloquei o link de seu blog na minha lista de blogues,conforme vc me pediu,mas coloquei no blog *Alessandra Barcelos,que tem variedades de assuntos,e tem mais a ver com o tema de seu blog,beijos.